sexta-feira, 29 de abril de 2016

Bem-estar: dicas para te manteres ZEN na vida quotidiana


As tarefas do quotidiano podem, por vezes, trazer-nos muito stress e colocar-nos sobre grande pressão. O trabalho, o regresso dos mais pequenos à escola, as compras, as tarefas da casa, etc… Enfim, é tudo isto que faz parte da nossa rotina diária que pode fazer com que a pouca serenidade que nos resta se evapore, tornando-se cada vez mais díficil enfrentar o nosso dia a dia de uma maneira mais leve e bem disposta. É essa a razão que nos leva a dedicar o artigo de hoje ao tema “bem-estar”, trazendo quatro dicas fundamentais que podes (e deves) seguir para te manteres ZEN todos os dias e ultrapassares da melhor maneira possível os desafios da vida quotidiana. Para ler, tomar nota e seguir.

1. Relaxar - Apesar de ser, para alguns, uma dica difícil de seguir, é por aqui que deves começar se queres enfrentar os dias do quotidiano da melhor forma possível. Os primeiros sinais de stress podem perceber-se através dos seguintes exemplos: mãos suadas, ritmo cardíaco acelerado, dores no estômago, dores de cabeça, etc… Estas reacções de defesa, normais do nosso organismo, podem ser realmente incómodas. Mas existem soluções para fazer baixar a pressão:
Respirar pausada e profundamente
Caminhar
Relaxar os músculos

Alguns produtos naturais também podem ser usados para te sentires mais calma e com um estado de espírito ZEN, como por exemplo, os “Florais de Bach” que ajudam a controlar as tuas emoções, ou os óleos essenciais para que possas ter um sono calmo e tranquilo.

2. Dormir bem - Depois das férias e das inúmeras saídas de verão pela noite dentro é altura de recuperar os sonos perdidos e reencontrar o nosso ritmo biológico. E depois das férias de verão, a grande dificuldade é fazer com que o nosso corpo de readapte ao stress profissional e até às mais básicas tarefas da nossa rotina diária. E estes são os factores que podem contribuir para uma má noite de sono e descanso. Para evitar passar as noites em branco, aconselha-se vivamente a prática de uma atividade física diária e, de preferência, ao ar livre. Praticar exercício físico à luz natural do dia é indispensável para te dar energia, acabar com o stress acumulado e passar uma noite de sono descansada e muito tranquila.

3. Evitar os inchaços - As mudanças de ritmo e de alimentação não são nada benéficas para os nossos intestinos. Não tomar pequeno-almoço, saltar refeições, comer apressadamente e os resultados são: má disposição, inchaço e stress. Para evitar este desconforto físico que acaba com o nosso estado de espírito ZEN, recomenda-se:
Beber muita água para manter o corpo hidratado e ajudar no bom funcionamento dos intestinos
Ingerir fibras (legumes verdes, frutas maduras ou cozidas)

Para além disso, podes ainda recorrer a produtos naturais que ajudem a melhorar o trânsito intestinal (informa-te com o médico ou farmacêutico).

4. Acalmar as contraturas musculares - A humidade e o frio do outono “acordam” as nossas articulações e a má postura e a falta de actividade física trazem consigo as contraturas musculares. Para acalmar a dor podes optar por usar compressas quentes sobre os músculos ou então fazer uma massagem suave com uma pomada ou óleo próprios para o efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Origem do Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher Neste dia, do ano de 1857, a...